O líder do governo na Câmara Municipal de São Luís, vereados Osmar Filho (PDT), destacou nesta terça-feira (24) durante discurso na tribuna da casa os avanços da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Jr, que acaba de colocar em funcionamento o primeiro Ecoponto na capital maranhense. O espaço é destinado para a entrega voluntária pela população de materiais não recolhidos pela coleta convencional.

“Mais uma medida acertada e inovadora do prefeito Edvaldo, dessa vez voltada para a sustentabilidade, para uma coleta do lixo cada vez mais consciente e integrada às políticas públicas de tratamento de resíduos sólidos”, discursou o parlamentar.

De acordo com Osmar Filho, o projeto beneficiará, também, os condutores de veículos de tração animal, pois além de ser um espaço final para o lixo recolhido, eles poderão ser acionados pela população por meio de uma linha telefônica própria para que prestem serviço de transporte do resíduo. Outro benefício diz respeito às cooperativas de catadores que terão, nesse local, uma possibilidade de renda, e poderão trabalhar com maior dignidade. “Assim vão melhorar o faturamento e investir em qualidade de vida”, destacou Osmar Filho.

Em seu discurso, Osmar Filho explicou que as unidades do Ecoponto serão instaladas, preferencialmente, em áreas públicas, em locais com grande fluxo de resíduos, ou seja, onde a população já faz esse tipo de descarte com frequência. Podendo ser instalados, ainda, em áreas privadas formalmente cedidas à administração municipal, por meio de documentação jurídica legalmente estabelecida.

“A grande e inovadora medida do prefeito Edivaldo destaca-se não, apenas, pelo aspecto da sustentabilidade, mas, também, pela promoção da subsistência dos trabalhadores que dia a dia coletam pequenas quantidades de resíduos na cidade e fazem desse transporte o seu meio de vida”, pontuou.

LEIA TAMBÉM