Na manhã deste domingo (09), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), participou do plantio de 50 mudas de Ipês na Área de Preservação Ambiental (APA) do Itapiracó. O objetivo da ação foi promover a revitalização da flora e, consequentemente, a fauna local e, envolver a população, de maneira a conscientizá-la de que também é responsável pela sustentabilidade da reserva.

“Estamos fazendo o plantio de mudas, para que a gente possa ter um espaço preservado para as próximas gerações”, disse Osmar, agradecendo ao prefeito Edvaldo Holanda Júnior e à primeira dama, Camila Braga pela doação das mudas para que a ação pudesse ser realizada. O vereador destacou que a ação do poder público é muito importante, mas acrescentou que é essencial a colaboração do cidadão para a preservação do espaço, não só no plantio de árvores, mas também com a limpeza da área e com a denúncia de ocorrências que venham a degradar a reserva.

A ação foi uma iniciativa do Legislativo Municipal, em parceria com o Fórum de Defesa da APA do Itapiracó (FAI) e a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade (COM-VIDA), uma nova forma de organização na escola que se baseia na defesa do meio ambiente, com a participação de estudantes, professores, funcionários, diretores e comunidade. Ela foi pensada após uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores por iniciativa de Osmar Filho, na última segunda-feira (05), dia dedicado mundialmente ao meio ambiente, para debater os problemas ambientais existentes na reserva.

Para Avanne Dominici, coordenadora do COM-VIDA, o momento é significativo para as comunidades dos bairros da Cohab e Cohatrac, onde a APA está inserida e, sobretudo para o FAI e as COM-VIDA, que militam permanentemente pela conservação da área: “A gente espera que hoje seja um momento inicial de uma longa caminhada de parceria fértil com a Câmara dos vereadores”.

Mauro Carramilo Júnior, coordenador do FAI, agradeceu à Prefeitura de São Luís pela doação das mudas e ao Legislativo Municipal pela parceria. “É uma ação positiva, que vem firmar esta parceria entre a Câmara de Vereadores, na pessoa do vereador Osmar Filho e o Fórum em Defesa da APA Itapiracó, para que a gente possa, de forma efetiva, conservar esta unidade de preservação, que é de vital importância, tanto para a comunidade do entorno da reserva quanto para toda a cidade”, concluiu.