O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), participou do batizado do Boi Pirilampo, realizado na noite deste sábado (08), na sede do tradicional grupo folclórico do Maranhão, no bairro da Cohab. “Pra mim é uma satisfação muito grande, pela segunda vez ter a oportunidade de ser padrinho do Boi Pirilampo, que há 23 anos consegue abrilhantar os festejos juninos da nossa cidade com suas belas toadas e indumentárias”, disse.

Osmar filho, que também já apadrinhou o grupo em 2016, falou da cultura como um setor importante para o impulsionamento da economia local. “O Bumba Meu Boi é muito forte aqui no Maranhão, sendo um dos maiores ícones da nossa identidade cultural e nós sabemos o quanto é importante que, enquanto agentes políticos, estejamos incentivando essas manifestações da nossa terra”, destacou o vereador, que estava acompanhado da esposa, Clara.

O fundador do grupo, Renato Dionísio, disse que este ano foi feita uma retrospectiva dos padrinhos do Boi Pirilampo ao longo dos seus 23 anos de existência e Osmar Filho foi escolhido como, entre todos, o de maior identificação com a comunidade. “A gente está muito feliz com este apadrinhamento, com esta relação com este jovem, que é também o presidente da Câmara e representa uma nova esperança para a nova política do Maranhão”, afirmou.

Possuindo em seu repertório toadas que tem encantado o público ao longo dos anos, como “Esqueça”, uma das mais tocadas nos arraiais, o Pirilampo tem 16 CDs e um DVD gravados e já rodou o mundo exibindo a cultura popular maranhense. Nesta edição a madrinha da brincadeira é a jornalista e apresentadora, Carol Carvalho, que ao lado de Osmar, após as bençãos, assistiu à primeira apresentação do grupo com a nova indumentária.