Uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de São Luís liderada pelo presidente do Parlamento, Osmar Filho (PDT), composta pelos parlamentares, Dr. Gutemberg (PSC); Raimundo Penha (PDT) e Sá Marques (PHS) se reuniram na tarde desta sexta-feira (17), com o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, na sede do órgão.

Na pauta, os parlamentares foram esclarecidos por meio do representante da pasta sobre a frente de trabalho adotada pela Prefeitura e das medidas providenciadas por intermédio da Secretaria para conter o avanço do Coronavírus, na capital maranhense.

Diante da situação exposta minuciosamente aos vereadores, o secretário além de prestar contas das medidas emergenciais aplicadas, elencou as dificuldades enfrentadas no setor de saúde do município.

Em meio às informações que circulam na cidade da ausência de equipamentos de proteção nos hospitais municipais, Lula Filho atestou, que pelo contrário, existem equipamentos para suprir a necessidade das unidades de saúde, e que inclusive, foram comprados com o aporte financeiro deliberado de emenda parlamentar dos vereadores.

Quanto a essa questão, vale destacar que as 31 vereanças destinaram no final de março, de forma coletiva e unânime, o montante orçamentário de R$ 3, 1 milhões de recursos provenientes de emenda parlamentar. O beneficio foi deliberado especificamente para o fornecimento de equipamentos de proteção individual aos profissionais da saúde e de insumos necessários a toda rede hospitalar.

Durante a reunião uma das questões levantadas pelo presidente Osmar foi o andamento dos processos de monitoramento dos outros casos existentes na cidade, para além das suspeitas de Coronavírus, por exemplo, os procedimentos de cirurgias eletivas que estão paralisadas devido à pandemia.

Em resposta, o secretário afirmou que os demais processos cirúrgicos retomarão suas atividades em setembro deste ano – sendo este tipo específico de caso, oferecido no Hospital da Mulher, localizado na região do Itaqui Bacanga.

Vereadores avaliam resultado da reunião

Finalizada a reunião, o presidente Osmar Filho, recebeu das mãos do secretário um relatório detalhado da Semus com a prestação de contas dos 3, 1 milhões (três milhões e cem mil) destinados pelos vereadores na aquisição de insumos.

Segundo o presidente pedetista, a Câmara está acompanhando de perto e exercendo o seu papel, dando a sua contribuição nesse momento adverso e esclarecendo a cidade sobre o assunto.

De acordo com Penha, o encontro foi positivo, mas o vereador aproveitou para solicitar a ampliação da oferta de testes de Coronavírus para os profissionais da saúde; e ainda pontuou a descentralização da vacinação contra H1N1.

Já o vereador Dr. Gutemberg, que é médico por formação e professor da UFMA, ressaltou a importância de capacitações e qualificações para os profissionais que atendem na linha de frente desta enfermidade; além de sair em defesa da compra de equipamentos de proteção para resguardar esse público.