Junho começou e o final de semana na ilha, iniciou com diversas manifestações juninas como um pré-aquecimento para as festividades oficias do São João na capital maranhense.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Osmar Filho (PDT), acompanhado da sua esposa, Clara Gomes e do vereador Raimundo Penha (PDT), seguiu uma intensa agenda cultural neste sábado (01) pelos bairros da cidade.

A primeira parada, foi no Arraial Pertinho de Você, na Cohama realizado pelo vice-presidente e edil, Astro de Ogum. Este ano traz atrações nacionais e regionais, e conta com o apoio cultural do presidente do legislativo.

Em seguida, foi a vez do bairro da Liberdade receber o batalhão de toadas dos grupos de bumba boi mais tradicionais do estado; o Boi de Maracanã, em comemoração aos 101 anos da comunidade.

Osmar Filho, como filho do Maranhão, não deixou de experimentar a batida das matracas, e não deixou a desejar na ritimidade junina.

Os vereadores, e o secretário municipal, Antônio Araújo foram recebidos pela parlamentar, Concita Pinto, uma das grandes lideranças políticas do bairro.

Osmar Filho, que este ano, aceitou o convite para ser padrinho da Associação dos Cantadores de Boi do Maranhão, pela segunda vez, consentiu em apadrinhar o tradicional Boi Pirilampo, com sede do bairro da Cohab. Para o pedetista, é uma honra apoiar e valorizar os grupos que engrandecem a cultura do estado.

“Nossa cultura é rica e histórica. Nós fazemos um dos melhores São João do Brasil! E eu, como apreciador e filho do Maranhão não poderia deixar de apadrinhar nossos grupos folclóricos que contribuem para a história junina, cantando e entoando nossas raízes. Novamente em mais um ano de festas juninas, eu reafirmo meu compromisso com a cultura e com quem faz e vive dela. E registro meu agradecimento à Prefeitura de São Luís e ao Governo do Estado pelo incentivo que concedem para que continuem as tradições populares da nossa cultura maranhense”, disse.