“Parabenizo o prefeito Edivaldo e a presidente do comitê gestor de limpeza urbana, Carolina Estrela, por este importante equipamento urbano que potencializa a política de sustentabilidade que tem sido prioritária na gestão”, ressaltou o vereador Osmar Filho sobre a entrega de mais um Ecoponto na região metropolitana de São Luís, que ocorreu na manhã do dia 13/01. O espaço já está em funcionamento na Avenida Ferreira Gullar, no bairro do São Francisco, e vai beneficiar cerca de 20 mil moradores da região e adjacências no descarte de resíduos sólidos.

Segundo informações da prefeitura, o espaço, que é o nono a ser inaugurado desde 2016, está equipado com instalações sanitárias, estacionamento, setores de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área de manobra de equipamentos e veículos. Além disso, o novo Ecoponto, assim como os demais que já estão em funcionamento, possui quatro baias de alvenaria cobertas e sinalizadas, para a deposição do material coletado.

Ecopontos

Esses espaços foram criados para atender à Lei nº 12.303/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Neles, o cidadão pode entregar voluntariamente materiais que não são recolhidos pela coleta convencional de lixo, tais como entulhos de construção civil, utensílios domésticos, óleo de cozinha, gesso e entre outros. 

Na capital, já são cerca de nove Ecopontos instalados em regiões estratégicas da cidade. Além do São Francisco, bairros como Parque Amazonas, Angelim, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança e Cidade Operária já possuem espaços para coleta e descarte de resíduos sólidos. Os Ecopontos funcionam de segunda-feira a sábado, no horário das 7h às 19h.

LEIA TAMBÉM